BEM-VINDOS!

Boa tarde a todos os amantes da boa leitura, e a todos que um dia pegaram um livros e disseram ai que saco... Bom este blogger foi criado para estas pessoas que não tem ou não gostam de ler, ou dizem que não tem tempo. Ai vai uma canja de uma boa leitura! Ao ler este conto foi possível ver a cena clara e transparente, a forma em que o autor descreve de maneira milimétrica seus personagens e suas características como uma terrível veracidade. Arthur de Azevedo escancara quando denuncia de forma acida de sutil a pobreza lexical que assola nosso pais, (isso em 1897). Esta mesma pobreza continua assolar nosso pais na forma da informação rápida e não compreendida, o resultado disso são os chamados analfabetos funcionais. Plebiscito A cena passa-se em 1890. A família está toda reunida na sala de jantar. O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade. Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga. Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias. Silêncio De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta: — Papai, que é plebiscito? O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme. O pequeno insiste: — Papai? Pausa: — Papai? Dona Bernardina intervém: — Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar, que lhe faz mal. O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos. — Que é? que desejam vocês?

LER

A leitura é paixão, é prazer, é comunicar ao mundo sua indubitável existência. Ler desperta desejo e coragem. Mostra que não há limites para o imaginário, para o impossível, para o absurdo. O ato de ler é solitário. Mas também pode ser compartilhado. O leitor está em constante aprendizado. Nunca é o mesmo leitor ao ler o mesmo livro duas, três, quatro vezes! Depende da intensidade de sua paixão naquele momento. Depende do que o livro lhe falou ao coração! Depende de sua sensibilidade. O livro nos dá aquilo que nos falta, a leitura nos completa e nos transcende. Ler nos faz sorrir, nos faz chorar, nos faz amar e odiar. Tanto e tão intensamente que nunca antes nos julgamos capazes de tais feitos. É que o antes inexiste sem a leitura. Antes, era muito pouco, quase nada...
Ler é a maravilha da vida!

COMO APERFEIÇOAR A LEITURA

1- Leia com determinação, isto é, saiba porque se está lendo; 2- Compreenda unidades de pensamentos, e não palavra por palavra; 3- Avalie o que está lendo, identificando a idéia central e seus fundamentos; 4- Aprimore o seu vocabulário, buscando por termos e palavras novas; 5- Discuta com colegas o que lê, centrando-se no valor objetivo do texto. Segundo Ecco, o diálogo é a condição necessária para a indagação, ou seja para a troca de saberes; 6- Frequente bibliotecas que ofereçam entre seu acervo, obras literárias; 7- Leia assuntos diversos; 8- Leia sempre que possível; 9- Considere a leitura uma atividade de vida, não desenvolvendo resistências no hábito de ler. Praticando todas essas dicas, você tornará sua leitura muito mais prazerosa

LIVRO


Hoje dia 23 de abril, comemoramos o dia daquele que nos leva aos mundos incríveis O LIVRO.

Se você ainda possui uma certa resistência para ler, que tal aproveitar este dia especial para começar a desenvolver este hábito?

Não precisa ser nada grandioso ou difícil de entender. Um livro fininho, engraçado e com figuras já é um ótimo começo!

O valor intangível do  LIVRO:
Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho litérário, científico ou outro. (Wikipédia).

Possibilita vivenciar o imaginário do leitor em poder associar a criatividade da informação em vários aspectos do conhecimento e seus autores possibilitam a mediação contextualizada de modo a preparar o leitor, ao ser inserido neste universo nas diversas categorizações do espaço informacional para gerir o mapeamento do conhecimento humano.



DIA NACIONAL DO LIVRO (REPUBLICAÇÃO)



Bem pessoal, foi pensando, nas datas comemorativas que estamos postando, lembrando de  algumas datas importantes, como a comemoração do dia  nacional do livro infantil, que se dá em 18 de abril de cada ano, em homenagem instituída ao escritor Monteiro Lobato, conforme sua data de nascimento.

Lei assinada na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso em 8 de janeiro de 2002.

Autor de inesquecíveis histórias infantis, como o Sítio do Pica-Pau Amarelo, cujos personagens temos Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília.

Frase de Monteiro Lobato "Um país se faz com homens e com livros".

Brasil Escola

Portal São Francisco

DIA MUNDIAL DO LIVRO (REPUBLICAÇÃO)


Estamos homenageando esta data muito importante, o dia munidal do livro,  passando por todos, leitores, bilbiotecários, bibliófilos, escritores, editores, professores, pois foi através do livro que a medição  mantém seu sucesso invicto, sendo que nele esta contida todas as histórias, imaginações, situações, trabalhadas para podermos ter o acesso ao conteúdo, seja ela acadêmico ou não.

A escolha desta data 23 de abril, instituída pela UNESCO em 1996, deve-se ao fato dos pesquisadores observarem que muitos dos escritores consagrados como Miguel Cervantes, William Shakespeare entre outros, nasceram ou morreram neste determinado dia.

Este dia cerca de 100 países, mobilizam-se numa vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e outros, para que a causa do livro e da leitura, possam conscientizar o individuo quanto cidadão.

Gostaría também de homenagiar a cara colega Marina Santos com uma postagem em seu blog autores livros e leituras, ao qual também estou complementando esta matéria com informações super importantes com a evolução do livro. 

Portal São Francisco
Autores livros leituras

LER É COMO VOAR... FERNÃO CAPELO GAIVOTA

Fernão, é uma gaivota que vive em volta das ribanceiras dos rios com seu bando, e a maioria das gaivotas não se preocupam em aprender mais do que o simples fato de voar, se importam mais em comer do que voar, mas Fernão se importa em voar do que comer, e por causa disso se cria uma antipatia entre ele e as outras gaivotas.Sua maneira de pensar, não agrada os outros passaros e até seus país se desanimam ao vê-lo passar o dia inteiro treinando vôos rasantes sozinho.Eles queriam que Fernão, fosse como o resto do bando, assim foi banido do grupo das gaivotas, mas logo achou outro grupo que lhe aceitava e com idéias mais avançadas e o incentivou a continuar com seus sonhos de vôos... "Ao verdadeiro Fernão Capelo Gaivota que vive em todos nós" Titulo: Fernão Capelo Gaivota Autor: RICHARD BACH

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO PARA O CIDADÃO

Assim como no passado, hoje os livros possuem sua grande importância no nosso meio acadêmico. São os que têm sido há séculos portadores do conhecimento de uma geração para outra e dificilmente poderão ser ultrapassados por qualquer outro meio de transmissão das descobertas intelectuais. Para os nossos jovens leitores, os bons livros correspondem às suas necessidades internas, auxiliando na formulação de perguntas e respostas, ou seja, um auxílio na tarefa de atingir nossa meta educacional de desenvolvimento da personalidade dos jovens e de ajudá-los a estabelecer um conceito global do mundo.
Um exemplo disso seria conseguirmos fazer com que uma criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, antes mesmo que as histórias em quadrinhos, revistas ilustradas e as imagens veiculadas por meios de comunicação de massa tomem conta dela.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indíviduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

A leitura propicia a obtenção de informações, em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se uma fonte de entretenimento. Fazendo-se presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo á nossa volta.

Referências Bibliográficas:

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 5.ed. São Paulo: Ática, 1995.
ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 3.ed. São Paulo: Ática, 1995.

LER DEVIA SER PROIBIDO

Gostei muito deste filme, quando foi passado pelas colegas no Seminário, da Professora Tânia, percebi o quanto é importante à leitura na vida do ser humano e logo associei com o nosso tema ele flui na comunicação e faz nos compreender os contextos sociais, políticos e econômicos. GRAMMONT, Guiomar de. Ler devia ser proibido. In: PRADO, J.; CONDINI, P. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 71-73. Guiomar de Grammont nasceu em 1963 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Historiadora, dramaturga, filósofa, curadora, escritora e editora, especializou-se em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Dentre suas inúmeras obras, pode-se destacar os livros de contos intitulados “O fruto do vosso ventre”, “Corpo e sangue”, e o romance “A casa dos espelhos”. Durante os anos de 1999 a 2000, estudou na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, orientada neste período, pelo teórico francês Roger Chartier. A obra de sua autoria “Ler devia ser proibido” discute a importância da leitura e de como esta prática faz-se imprescindível para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e reflexivo do indivíduo, tornando-o um ser atuante na sociedade e consciente da realidade que o cerca. Na construção do texto, Grammont utilizou-se da ironia para criticar que a ausência do ato de ler no meio social prepara e prende os indivíduos à uma existência voltada para a mera execução e repetição do trabalho, sem que este nunca questione ou mesmo alimente a imaginação. E a leitura, por sua vez, é entendida como uma ferramenta libertadora que propicia ao sujeito alcançar o conhecimento, o qual torna-se um mecanismo de poder concentrado, muitas vezes, nas mãos de poucos. É durante a infância que a criança tem os seus primeiros contatos com a leitura, primeiro a leitura do mundo, depois a leitura da palavra. Nesta fase, aguçam-se o pensamento criativo e reflexivo. Inquietada pela realidade em que vive, constantemente questiona o porquê das coisas serem como são e busca soluções, o que nas palavras da autora, pode torná-la um “adulto perigoso”. Outro ponto a ser destacado, é a leitura como fonte de prazer, da capacidade que este ato tem de despertar a criatividade, a inventividade e o devaneio através da interação entre autor, texto e leitor. Nessa perspectiva, as palavras são construídas e desconstruídas, provocam emoções, evocam lembranças e fazem enxergar mundos e seres jamais imaginados, tornando o impossível possível. Atualmente, há de se considerar que as tecnologias da informação e comunicação possibilitaram maior acesso ao conhecimento, não restringindo a leitura apenas ao documento em suporte físico, como também ao digital. Muitos são os recursos utilizados, a exemplo de repositórios, aplicativos e bibliotecas virtuais, os quais cada vez ganham mais adeptos. Portanto, o texto “Ler devia ser proibido” apresenta a leitura como uma prática subversiva que transpõe os muros da realidade, tornando os sujeitos conscientes de si e do papel que exercem na sociedade. Esta obra é indicada para àqueles que desejam discutir, debater e refletir sobre os contributos da leitura como importante ferramenta de compreensão do mundo.

8 MOTIVOS PARA APOSTAR NOS LIVROS

1º AUMENTA A BAGAGEM Quando o assunto é conhecimento, a menos não é mais. Quem sabe sabe; 2º FAZ A GENTE VIAJAR Ler solta a imaginação e estimula a criatividade. Gente criativa tem boas idéias e... 3º TURBINA A CACHOLA ... quem tem boas ideias cresce, aparece e vai longe na vida; 4º AUMENTA O VOCABULÁRIO Conhece novas palavras abre a cabeça; Em cabeça aberta cabe o mundo e muito mais; 5º PROVOCA Livros fazem vibrar, torcer, gargalhar, emocionar e até chorar - mas disfarça! 6º SACODE SUA VIDA Ler sempre tira a gente da mesmice; Quem fica parado é poste, Zé Mané; 7º DEIXA VOCE MAIS LIGADO Livros ajudam a entender o mundo e deixam você mais esperto; 8º FACILITA A ESCRITA Leia bastante, que escrever será moleza - desde recações até sms's de paquera.

O BEIJO DA MULHER ARANHA

 









 
Título: O beijo da mulher aranha
Autor: Manuel Puig

Opinião de quem leu:

É um dos melhores livros que já li ( e reli algumas vezes), ele conta com diálogos bem construídos (na verdade a maior parte do livro é composto por diálogos) e personagens cativantes. E é muito interessante como através das narrativas que Molina conta, ele e Valentin conseguem construir uma amizade, mesmo sendo pessoas muito diferentes, além disso, essas histórias ( que na verdade são filmes relembrados por Molina) ajudam a aliviar a dura realidade que os dois estão passando.

Onde encontrar:

Na Saraiva por 37,00

ou na Estante Virtual entre 3,00 e 30,00

MARIO DE ANDRADE

 

Reprodução fotográfica de pintura de Portinari retratando Mário de Andrade, 1935. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/GC foto 446)


Mario Raul de Morais Andrade (9/10/1893 a 25/02/1945)


Este post é a contribuição do blog http://memoriaeinformacao.blogspot.com/
Vocês também podem encontrá-lo na linha do tempo do mesmo blog.


Mario de Andrade estreou na literatura em 1917 com o livro “Há uma Gota de Sangue em cada Poema” com o pseudônimo de Mario Sobral e no mesmo ano, formou-se em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1922 publicou Paulicéia Desvairada, um dos principais livros do Modernismo, e nesse mesmo ano, participou da abertura da Semana de Arte Moderna que realizou-se no período de 13 a 18 de fevereiro;
De 1923 a 1931, ganha a vida como fotógrafo;
Entre 1928 a 1929, viajou pelo interior do Brasil e dedicou-se às pesquisas folclóricas, principalmente musicais;
Em 1933 participa da criação da Escola Livre de Sociologia e Política – ELSP;
Em 1935, fundou o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo no governo de Fábio Prado, onde foi diretor, assessorado por Paulo Duarte, Rubens Borba de Moraes e Sergio Milliet;
Em 1937, criou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo, os primeiros parques infantis e a discoteca pública de São Paulo. Organizou o Congresso de Língua Nacional Cantada que fixou a pronúncia usada no teatro dramático e no canto do Brasil;

VOCÊ SABIA?

 Pessoal gostaria de compartilhar com todos da área de Biblioteconomia e  também dos que não são, mas que gostam de curiosidades.

Vamos juntos tecer no conhecimento das  simbologias o que diz respeito a área  de  Biblioteconomia, foi fazendo um levamento sobre o logo do  Projeto Ler é Prazer tema a ser desenvovido para matéria de Ação Cultural, resolvemos entender  como as simbologias são  representadas em cada curso em suas respectivas áreas do conhecimento a  Biblioteconomia é representado por uma Lâmpada de Aladim e o Livro Aberto, e  uma Coruja. Os  gregos  consideravam   a
noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber como segue no conteúdo abaixo.
Blog - Paulo Chiraldelli Jr.
CRB - 5

CURIOSIDADES DAS LEITURAS

 CURIOSIDADES DAS LEITURAS


LEITURA desTRUNCADA

Você sabe ler um texto truncado?

De aorcdo com uma peqsiusa de uma univesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Sohw de bloa
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Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

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Leitura de mensagem criptografada

Se você conseguir ler as primeiras palavras do texto abaixo, o seu cérebro decifrará automaticamente as outras. Experimente! É simplesmente fantástico!

3M D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3574V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3, 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 D3 4R314!

Colaboração: Vânia Emília, Marcos Gallo e V. M. Ataíde - São Carlos - SP



MEDIAÇÃO

 Foi fazendo um levantamento de vídeos no YouTube, sobre a leitura, vi este vídeo e gostaria de compartilhar mesmo sendo para um público infantil, gostaría que ao vê-lo percebam a  importância de sua mensagem, foi baseado no livro de Manjusha Pawagi, pois para que houvesse uma mediação...


"necessitou somente de uma única exigência para entrar é o interesse" como disse (Lady Bird Johnson) no texto de Ezequiel  Theodoro da  Silva o bibliotecário e a mediação. (p.1), na aula de Ação Cultural.

AGORA NÃO, BERNARDO! UM LIVRO PARA OS ADULTOS

 


Semana passada, procurando um livro para contar história para as crianças, me deparei com este livro. Já fazia um bom tempo que eu tinha lido esse livro e, confesso, não lembrava mais do seu conteúdo, então reli e, me dei conta outra vez de que esse livro é apropriado para os pais, para os adultos que devem dar a devida atenção aos "Bernardos, Marcos, Maria, Luan, Larissa, Luiz, Cristina, Cristian", entre tantos filhos e filhas, meninos, meninas, adolescentes, aos berros por um pouco da atenção daqueles que deveriam dá-los antes que sejam devorados (a) ou consumidos (a) pelo monstro dentro delas, fiquei pensando... é assim que surgem alguns monstros?