A leitura é paixão, é prazer, é comunicar ao mundo sua indubitável existência. Ler desperta desejo e coragem. Mostra que não há limites para o imaginário, para o impossível, para o absurdo. O ato de ler é solitário. Mas também pode ser compartilhado. O leitor está em constante aprendizado. Nunca é o mesmo leitor ao ler o mesmo livro duas, três, quatro vezes! Depende da intensidade de sua paixão naquele momento. Depende do que o livro lhe falou ao coração! Depende de sua sensibilidade. O livro nos dá aquilo que nos falta, a leitura nos completa e nos transcende. Ler nos faz sorrir, nos faz chorar, nos faz amar e odiar. Tanto e tão intensamente que nunca antes nos julgamos capazes de tais feitos. É que o antes inexiste sem a leitura. Antes, era muito pouco, quase nada...
Ler é a maravilha da vida!
1- Leia com determinação, isto é, saiba porque se está lendo; 2- Compreenda unidades de pensamentos, e não palavra por palavra; 3- Avalie o que está lendo, identificando a idéia central e seus fundamentos; 4- Aprimore o seu vocabulário, buscando por termos e palavras novas; 5- Discuta com colegas o que lê, centrando-se no valor objetivo do texto. Segundo Ecco, o diálogo é a condição necessária para a indagação, ou seja para a troca de saberes; 6- Frequente bibliotecas que ofereçam entre seu acervo, obras literárias; 7- Leia assuntos diversos; 8- Leia sempre que possível; 9- Considere a leitura uma atividade de vida, não desenvolvendo resistências no hábito de ler. Praticando todas essas dicas, você tornará sua leitura muito mais prazerosa
Bem pessoal, foi pensando, nas datas comemorativas que estamos postando, lembrando de algumas datas importantes, como a comemoração do dia nacional do livro infantil, que se dá em 18 de abril de cada ano, em homenagem instituída ao escritor Monteiro Lobato, conforme sua data de nascimento.
Lei assinada na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso em 8 de janeiro de 2002.
Autor de inesquecíveis histórias infantis, como o Sítio do Pica-Pau Amarelo, cujos personagens temos Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília.
Frase de Monteiro Lobato "Um país se faz com homens e com livros".
Portal São Francisco
Estamos homenageando esta data muito importante, o dia munidal do livro, passando por todos, leitores, bilbiotecários, bibliófilos, escritores, editores, professores, pois foi através do livro que a medição mantém seu sucesso invicto, sendo que nele esta contida todas as histórias, imaginações, situações, trabalhadas para podermos ter o acesso ao conteúdo, seja ela acadêmico ou não.
A escolha desta data 23 de abril, instituída pela UNESCO em 1996, deve-se ao fato dos pesquisadores observarem que muitos dos escritores consagrados como Miguel Cervantes, William Shakespeare entre outros, nasceram ou morreram neste determinado dia.
Este dia cerca de 100 países, mobilizam-se numa vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e outros, para que a causa do livro e da leitura, possam conscientizar o individuo quanto cidadão.
Gostaría também de homenagiar a cara colega Marina Santos com uma postagem em seu blog autores livros e leituras, ao qual também estou complementando esta matéria com informações super importantes com a evolução do livro.
Portal São Francisco
Um exemplo disso seria conseguirmos fazer com que uma criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, antes mesmo que as histórias em quadrinhos, revistas ilustradas e as imagens veiculadas por meios de comunicação de massa tomem conta dela.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indíviduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
A leitura propicia a obtenção de informações, em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se uma fonte de entretenimento. Fazendo-se presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo á nossa volta.
Referências Bibliográficas:
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 5.ed. São Paulo: Ática, 1995.
ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 3.ed. São Paulo: Ática, 1995.
Gostei muito deste filme, quando foi passado pelas colegas no Seminário, da Professora Tânia, percebi o quanto é importante à leitura na vida do ser humano e logo associei com o nosso tema ele flui na comunicação e faz nos compreender os contextos sociais, políticos e econômicos. GRAMMONT, Guiomar de. Ler devia ser proibido. In: PRADO, J.; CONDINI, P. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 71-73. Guiomar de Grammont nasceu em 1963 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Historiadora, dramaturga, filósofa, curadora, escritora e editora, especializou-se em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Dentre suas inúmeras obras, pode-se destacar os livros de contos intitulados “O fruto do vosso ventre”, “Corpo e sangue”, e o romance “A casa dos espelhos”. Durante os anos de 1999 a 2000, estudou na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, orientada neste período, pelo teórico francês Roger Chartier. A obra de sua autoria “Ler devia ser proibido” discute a importância da leitura e de como esta prática faz-se imprescindível para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e reflexivo do indivíduo, tornando-o um ser atuante na sociedade e consciente da realidade que o cerca. Na construção do texto, Grammont utilizou-se da ironia para criticar que a ausência do ato de ler no meio social prepara e prende os indivíduos à uma existência voltada para a mera execução e repetição do trabalho, sem que este nunca questione ou mesmo alimente a imaginação. E a leitura, por sua vez, é entendida como uma ferramenta libertadora que propicia ao sujeito alcançar o conhecimento, o qual torna-se um mecanismo de poder concentrado, muitas vezes, nas mãos de poucos. É durante a infância que a criança tem os seus primeiros contatos com a leitura, primeiro a leitura do mundo, depois a leitura da palavra. Nesta fase, aguçam-se o pensamento criativo e reflexivo. Inquietada pela realidade em que vive, constantemente questiona o porquê das coisas serem como são e busca soluções, o que nas palavras da autora, pode torná-la um “adulto perigoso”. Outro ponto a ser destacado, é a leitura como fonte de prazer, da capacidade que este ato tem de despertar a criatividade, a inventividade e o devaneio através da interação entre autor, texto e leitor. Nessa perspectiva, as palavras são construídas e desconstruídas, provocam emoções, evocam lembranças e fazem enxergar mundos e seres jamais imaginados, tornando o impossível possível. Atualmente, há de se considerar que as tecnologias da informação e comunicação possibilitaram maior acesso ao conhecimento, não restringindo a leitura apenas ao documento em suporte físico, como também ao digital. Muitos são os recursos utilizados, a exemplo de repositórios, aplicativos e bibliotecas virtuais, os quais cada vez ganham mais adeptos. Portanto, o texto “Ler devia ser proibido” apresenta a leitura como uma prática subversiva que transpõe os muros da realidade, tornando os sujeitos conscientes de si e do papel que exercem na sociedade. Esta obra é indicada para àqueles que desejam discutir, debater e refletir sobre os contributos da leitura como importante ferramenta de compreensão do mundo.
Este post é a contribuição do blog http://memoriaeinformacao.blogspot.com/
Vocês também podem encontrá-lo na linha do tempo do mesmo blog.
Em 1922 publicou Paulicéia Desvairada, um dos principais livros do Modernismo, e nesse mesmo ano, participou da abertura da Semana de Arte Moderna que realizou-se no período de 13 a 18 de fevereiro;
De 1923 a 1931, ganha a vida como fotógrafo;
Entre 1928 a 1929, viajou pelo interior do Brasil e dedicou-se às pesquisas folclóricas, principalmente musicais;
Em 1933 participa da criação da Escola Livre de Sociologia e Política – ELSP;
Em 1935, fundou o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo no governo de Fábio Prado, onde foi diretor, assessorado por Paulo Duarte, Rubens Borba de Moraes e Sergio Milliet;
Em 1937, criou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo, os primeiros parques infantis e a discoteca pública de São Paulo. Organizou o Congresso de Língua Nacional Cantada que fixou a pronúncia usada no teatro dramático e no canto do Brasil;
Pessoal gostaria de compartilhar com todos da área de Biblioteconomia e também dos que não são, mas que gostam de curiosidades.
noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber como segue no conteúdo abaixo.
Blog - Paulo Chiraldelli Jr.
CURIOSIDADES DAS LEITURAS
Foi fazendo um levantamento de vídeos no YouTube, sobre a leitura, vi este vídeo e gostaria de compartilhar mesmo sendo para um público infantil, gostaría que ao vê-lo percebam a importância de sua mensagem, foi baseado no livro de Manjusha Pawagi, pois para que houvesse uma mediação...
Semana passada, procurando um livro para contar história para as crianças, me deparei com este livro. Já fazia um bom tempo que eu tinha lido esse livro e, confesso, não lembrava mais do seu conteúdo, então reli e, me dei conta outra vez de que esse livro é apropriado para os pais, para os adultos que devem dar a devida atenção aos "Bernardos, Marcos, Maria, Luan, Larissa, Luiz, Cristina, Cristian", entre tantos filhos e filhas, meninos, meninas, adolescentes, aos berros por um pouco da atenção daqueles que deveriam dá-los antes que sejam devorados (a) ou consumidos (a) pelo monstro dentro delas, fiquei pensando... é assim que surgem alguns monstros?