Clarice Lispector... Quais seus livros de cabeceira?


O texto abaixo, é sobre uma pesquisa feita por um estudioso de Clarice Lispector, sobre quais foram as obras que influenciaram a autora. No endereço abaixo, temos o livro na íntegra:

http://books.google.com.br/booksid=FDlksKx2U54C&printsec=frontcover&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Acho que alguém gostar desse livro, muito legal!


Título: Leitora Clarice Lispector

Autor:Ricardo Iannace

Editora: Edusp

Sobre o livro:

Quais os livros que influenciaram Clarice Lispector na composição de sua obra? O que terá lido a escritora, que se dizia 'má leitora', e suas personagens? Este estudo revela que ela apreciava, entre outros, Katherine Mansfield, Oscar Wilde, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Dostoiévski. Ricardo Iannace vai além da simples pesquisa de fontes, estabelecendo combinações entre autores e obras, personagens e críticos que esboçam uma preciosa poética da leitura, na qual o roteiro das leituras de Clarice ligadas aos temas da morte, da solidão e da angústia, desemboca na análise comparativa entre sua obra e as de seus pares.

Boa leitura, galera!!!!

Essa tal metamorfose... O que sou agora?

Olá!
Imagine em uma manhã, como todas as outras, você acorda e sente que algo em você mudou enquanto você dormia... Você se sente estranho, como se de repente, você não fosse mais você... Você tenta se virar na cama, mas não consegue! Sente que seus braços e pernas não lhe obedecem como antes e, a impressão que você tem é que seu corpo parece maior... Você tenta gritar! Parece que está num pesadelo. Mas, não! você está acordado e muito bem acordado!
Você fica desesperado porque tem que levantar-se, mas não consegue... Precisa ir trabalhar, mas, por Deus! Você não consegue levantar, por mais força que faça...! Você está de barriga para cima e, como um besouro, não consegue mudar de posição... Um besouro... Claro! Um besouro! É assim que você se sente... como um enorme besouro...!
Pois bem, a medida em que o tempo passa, você vai se dando conta de que algo em seu corpo mudou enquanto você dormia. Você toma consciência de que não é um pesadelo e que a verdar é pura, crua e dolorosa: Você se metamorfoseou como num passe de mágica. Você agora não passa de um inseto nojento, como uma barata ou coisa do gênero. Mas seus sentimentos estão intáctos.
E agora? O que será de você? Como sua família irá agir em relação a você e a essa nova realidade? Continuarão te amando como antes? Quem irá trabalhar agora para garantir o sustento da família? Como seus familiares irão se virar sem sua força de trabalho?

Quer saber mais sobre essa história? Então segue a dica:
"A metamorfose" de Franz Kafka!!!