Depoimento de uma adolescente de 14 anos sobre leitura

Esse texto é o resultado de uma entrevista com uma adolescente a respeito de leitura e quais são seus livros preferidos, qual seu estilo literário preferido, o que ela sente quando está lendo, etc. Foi solicitado que a mesma escrevesse um depoimento sobre leitura, o qual foi feito e, segue abaixo o texto escrito por ela
Entrevistada por: Lescia Jatobá

Dandara G. J.

Em tardes de ócio não há nada melhor do que ler.
São tantas as opções de livros, mas, eu gosto muito de ficção, onde é misturado o melhor do mundo real com o mundo imaginário.
Começo á ler, e logo me vejo em Forks e suas florestas umidas, ou em Hogwarts jogando quadribol, fazendo porções e feitiços, ou até em uma cidade nos tempos medievais voando em dragões e lutando contra Urgals e outros ''monstros do mau''.

E assim vai... não importa se a história é de ação, de suspence, ou só um drama... Quando você começa á ler é quase inevitável se envolver a ponto de sentir as emoções dos personagens, os triunfos e as tristezas.
Muita gente fala que o jovens de hoje não lêem, o que é meio errado fazer tal afirmação, pois generalizar isso não ajuda em nada no incentivo à leitura. Conheco muitos jovens, como eu, que lêem Fernando Pessoa, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, etc. Essa é a prova de que nem todos os jovens lêem coisas sem conteúdo e da moda. Mas, confesso que é realmente muito bom viver no mundo ficticio, principalmente se esse mundo envolve muitos lugares bacanas para ir, muitos amigos legais e garotos. Penso que o que realmente faz um jovem se interessar pela leitura são as coisas que os livros trazem ou que eles gostariam que tivesse em seu dia-a-dia e, é legal também, quando um escritor coloca nos livros preocupações da vida diária, desde as coisas mais futeis e banais até as mais complexas e surreais. Desse modo eles mostram que pelo menos alguém no mundo entende agente!
Sempre tentei entender qual é o sentimento que temos depois que lemos um bom livro, com aqueles finais que deixam a gente sem fôlego. E, passo um bom tempo refletindo no final, na história... mas, de repente você não é mais o personagem... você volta á ser você, volta á sua vida e as coisas não são tão legais quanto no livro...
E nessas horas, eu adoraria que existissem os livros sem fim.
Dandara Gomes, 14 anos

3 Response to "Depoimento de uma adolescente de 14 anos sobre leitura"

  1. Tati san says:
    5 de maio de 2010 às 14:40

    Muito Bom!!!! o Blog adorei

  2. Valeria Cordero says:
    6 de maio de 2010 às 22:22

    Adorei...Parabéns!
    Depoimento impactante. Tem uma frase que não me recordo o autor mas vou deixar aqui pra vcs porque acredito nela "Quando um livro é aberto o mundo se descortina".

  3. Haia says:
    18 de maio de 2010 às 14:48

    foi o máximo conversar com essa pessoinha sobre leitura e quais os seus livros preferidos. percebi que temos um gosto em comum para alguns títulos. obrigada pelos comentários!

Postar um comentário